Translate

domingo, 13 de janeiro de 2008

RESPOSTA - Pedir Perdão ao Povo Negro

Para
Sr. Hernani da Silva

Prezado irmão:
O Pastor Presidente Dr. Walter Altmann agradece por sua mensagem enviada em 30/01/2006. Pediu-me responder que estamos dispostos a avaliar em conjunto, com igrejas-irmãs, a possibilidade de uma declaração conjunta com pedido de perdão ao povo negro.
Em todo caso, ainda que de forma modesta, a IECLB já se tem pronunciado sobre este assunto e outros correlatos. Para sua informação envio dois textos: "Deus não é racista", e a Declaração da IECLB alusiva aos 180 anos de suas primeiras comunidades.
No mais, encaminhamos o assunto ao Grupo Assessor para Questões de Responsabilidade Pública.
Com votos de bênçãos para sua vida e suas tarefas,
fraternalmente,

Johannes F. Hasenack
Assistente da Presidência


Prezado Pastor Walter Altmann, Prezado Johannes F. Hasenack

Inicialmente quero compartilhar a nossa alegria em ver o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann sendo eleito o Principal Moderador do Conselho Mundial de Igrejas, órgão máximo do CMI entre as Assembléias. Dando grande visibilidade à igreja brasileira. Parabéns!

Ficamos felizes com a vossa resposta. Esperançosos com a possibilidade de darmos um passo para um acontecimento histórico e profético. Também ficamos muito confortados em conhecer os documentos: "Deus não é racista", e a Declaração da IECLB alusiva aos 180 anos de suas primeiras comunidades.

Estamos a disposição para construir (juntos), conforme vossa sugestão, de avaliar em conjunto, com igrejas-irmãs, a possibilidade de uma declaração conjunta com pedido de perdão ao povo negro. Também de articular outras organizações do Movimento Negro Evangélico para a construção dessa proposta.

Temos duas datas oportunas para realizar uma ação como essa. Em 13 de maio, onde se comemora a abolição da escravatura. Também temos 20 de novembro dia da consciência negra, data que realizamos a SENECON – Semana Nacional Evangélica de Consciência Negra. Ou outra data que as igrejas envolvidas na declaração achar melhor.

A sua resposta nos traz esperança. A esperança precisa ser sustentada e fortalecida. A esperança precisa ser espalhada.

Muita Paz e Esperança em sua vida profética.

Fraternalmente,

Hernani Francisco da Silva – Presidente da Sociedade Cultural Missões Quilombo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog