Translate

terça-feira, 24 de junho de 2008

Batistas fazem uma reflexão do pedido de desculpa pela escravidão

Wale Hudson Roberts; Rev. Karl Henlin, o ex-presidente da JBU; Rev. Jonathan Edwards; Rev. Dr. Stephen Jennings, o presidente da JBU; Rev. Karl Johnson, Secretário Geral da JBU; Sra. Pat White; Rev. Dr. Alistair Brown.


O Conselho da União Batista da Grã-Bretanha (BUGB, a sigla em inglês) aprovou, em novembro do ano passado, em Swanwick, na Inglaterra, resolução de desculpas, ver: Batistas pedem perdão pela escravatura.

"a Deus e aos nossos irmãos e irmãs" pelo "dano que causamos, as divisões que criamos, a renúncia em enfrentar os pecados do passado, a falta de vontade para escutar a dor de nossas irmãs e irmãos negros, e o silêncio frente ao racismo e a injustiça de hoje".

Milhões de africanos foram seqüestrados na África e levados para a América, incluindo a Jamaica, para trabalhar nas plantações de propriedade dos colonialistas britânicos. A equipe que viajou a Jamaica para formalizar o pedido de desculpas contou com o secretário geral da BUGB, Jonathan Edwards; o diretor geral da BMS Missão Mundial, Alistair Brown; o coordenador de justiça racial da BUGB, Wale Hudson * Roberts, e o representante da Associação Batista de Londres e do Fórum e Igrejas dos Ministérios de Minorias Negras e Étnicas, Pat White.

Ao retornarem da Jamaica a delegação de batistas Britânicos fazem uma reflexão do acontecimento.

Segue trechos de Reflexões da delegação

O Rev. Jonathan Edwards, Secretário-geral da União Batista da Grã-Bretanha:

"O pedido de desculpa feito a União de Batistas da Jamaica foi recebido com grande cordialidade e gratidão. Os Jamaicanos têm um enorme respeito pelo trabalho da Sociedade Missionária Batista e muitos dos primeiros missionários são agora heróis nacionais. No entanto, houve uma profunda convicção de que um pedido de desculpas era importante e que foi recebido com muita generosidade".

Ao longo da nossa visita, enfatizou que o pedido de desculpa não foi completo em si mesmo. Foi simplesmente um passo na via da compreensão e de relacionamento mais profundo.”Estou certo de que a visita foi um inicio de um longo caminho para fortalecer nosso relacionamento tanto com os jamaicanos batistas, e também aqueles muitos que enriquecem a vida de nossas igrejas no país".

O Rev. Dr Alistair Brown, diretor geral da BMS - Missão Mundial:

"Muitos cristãos nos disseram que não acreditaram um dia em estarem vivos e ver o povo britânicos pedirem desculpas pela escravidão. Alguns disseram que era tempo da cura de uma ferida profunda. Outros disseram, com razão, deve ser também o início de uma nova forma de relacionamento e trabalhar a justiça para todos".

O Rev. Wale Hudson-Roberts, coordenador de justiça racial da BUGB:

"Todas as igrejas que visitamos viu a justiça social como uma expressão concreta da sua teologia e de culto".

"A Jamaica é uma ilha muito impressionante. O que vai ficar sempre na minha mente são os pastores com um trabalho sagrado e respeitado, sua atenção especial à adoração e oração a Deus".

Sra. Pat White da Igreja Batista de Brixton, representante da Associação Batista de Londres e do Fórum e Igrejas dos Ministérios de Minorias Negras e Étnicas. Fala sobre a viagem:

"Fiquei agradavelmente surpreendida com a recepção calorosa que recebemos de nossos irmãos e irmãs Batista".

"Agora que o pedido de desculpa foi feito e aceito graciosamente. Espero que possamos agora avançar em conjunto para alargar o Reino de Cristo com um novo espírito de compreensão mútua e amor".

fonte: União Batista da Grã-Bretanha e Alc.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog